Prefeito de Guará participa de reunião na EPTV para discutir ação contra o mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 13/01/2016 13:35:09

Nesta terça-feira (12/01) o Prefeito José Abboud e a Secretária Municipal da Saúde Nanci, participaram de reunião na EPTV Ribeirão juntamente com  representantes de 66 municípios da região de Ribeirão Preto (SP) para estabelecer uma parceria que resultará em uma ação conjunta marcada para 30 de janeiro contra o mosquito Aedes aegypti.

O 1º Mutirão Regional foi anunciado em reunião na sede da EPTV - afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais - em Ribeirão Preto, instituição que apoia a iniciativa.

Este foi o primeiro de uma série de encontros promovidos pela emissora nas regiões de Campinas (SP), São Carlos (SP) e Varginha (MG) com o objetivo de combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

"Há um envolvimento muito grande de todos os prefeitos, secretários de saúde, das equipes técnicas de saúde também, porque há uma gravidade intensa, uma iminência, um risco muito grande de uma grande epidemia, talvez a maior de todas que já enfrentamos", afirmou Marcos Frateschi, diretor regional da EPTV.

Planejamento

Além de definir o dia "D" da ação conjunta, a reunião anunciou a criação de um comitê para planejar os trabalhos que serão realizados na região de Ribeirão Preto em 30 de janeiro.

O primeiro encontro do grupo, formado por dirigentes de instituições como a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), diretorias regionais de saúde de Ribeirão, Franca e Barretos e membros da Defesa Civil, está marcada para sexta-feira (15).

Em duas semanas, os municípios devem apresentar as ações que serão realizadas para que sejam divulgadas com antecedência à população.

"Vamos fazer aqui nosso grande mutirão abrangendo um setor na cidade que ainda será definido com base no número de casos registrados e também na existência de criadouros", afirmou Stênio Miranda, secretário de Saúde de Ribeirão Preto, maior cidade da região, que confirmou 3,9 mil casos de dengue até dezembro de 2015.

O superintendente da Sucen, Dalto Pereira da Fonseca Junior, confirma que a instituição dobrará seu número de agentes em todo o Estado devido a campanhas como o 1º Mutirão Regional.

Somente na região de Ribeirão Preto, segundo ele, serão cem profissionais atuando em conjunto com equipes de outras entidades.

"Eles farão vistoria dos imóveis, eliminação de criadouros e, nos municípios onde houver transmissão da doença, ajudarão as equipes municipais na aplicação de inseticida", explicou.

Conscientização

Prefeito de Batatais (SP) e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde AVH, Eduardo Oliveira considera importante a parceria, mas considera essencial a participação dos moradores de cada cidade.

"Nesse tripé poder público, imprensa e comunidade, se um falhar não dá certo. Se não houver conscientização para que cada munícipe faça seu papel de cidadão, teremos sequelas eternas. Não é mais só a dengue, não é mais só a chikungunya, é o zika vírus, que pode provocar a microcefalia", disse.