Carnê de IPTU 2016 já pode ser emitido pela internet

Publicado em: 26/02/2016 16:38:00

A entrega começa a partir do dia 26 de fevereiro, mas o contribuinte que desejar, pode emitir as guias pela internet.

Emissão de Carnê

O processo é simples e rápido, bastando seguir os passos abaixo para a impressão.

1) No menu esquerdo, o contribuinte clica opção Cidadão WEB

2) Em seguida, na tela que foi aberta, ele seleciona a opção Imobiliário

3) Preencher o número do cadastro do imóvel e clicar em OK. O cadastro está nos carnês anteriores de IPTU.

4) Confirmar os dados mostrados no canto superior direito, como Nome e CPF. Selecionar a opção Emitir Carnê de IPTU;

5) Aparecerá o código, o tributo e o ano de 2016. Só clicar em Gerar Carnê.

Pronto, neste momento o carnê de IPTU será gerado. Orientamos que a impressão seja feita em impressora laser (tonner), para melhor leitura do código de barras.

Atualização de Guias

Após o vencimento o contribuinte deve atualizar a guia de pagamento. Para isso, basta seguir os passos acima até o número 3, e em seguida fazer o seguinte:

6) Selecione Débitos em Aberto

7)Marque a parcela que esta vencida, clicando na caixa de seleção (quadradinho) e em seguida clique em Gerar Boleto;

8) Selecione a data para vencimento da parcela, e clique em OK;

Pronto, neste momento a parcela vencida será atualizada com o novo vencimento. Orientamos que a impressão seja feita em impressora laser (tonner), para melhor leitura do código de barras.

Sobre o Pagamento

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 10% até o dia 31 de março. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado (10 parcelas). O imposto deve ser pago nas instituições credenciadas (Banco do Brasil, Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco CredCoonai, Banco Santander e Correspondentes Bancários). Caso o contribuinte não receba o carnê, o mesmo deve comparecer na Prefeitura para solicitação, ou fazer o procedimento acima listado para imprimir uma 2ª Via. Mais informações sobre IPTU no setor de Cadastro da Prefeitura, pelo telefone (16) 3831-9851.