Prefeitura de Guará colabora com SOLTURA de PEIXES promovida pela empresa "Duke Energy"

Publicado em: 11/04/2016 11:27:25

A empresa "Duke Energy" com a colaboração da Prefeitura de Guará, através das Secretarias de Desenvolvimento Sócio Econômico e Educação e Cultura promoveu, na última semana, mais uma atividade conjunta de repovoamento de peixes do Rio Sapucaí - Mirim e educação ambiental. Entre os dias 30 e 31 de março, a empresa realizou a soltura de 20 mil peixes juvenis em ações no reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Retiro. No local, a programação contou com a presença do Diretor de Departamento da Prefeitura, César Moreira Filho, do Vice Diretor da Escola EMEB Urbano I, Leonardo Santos e dos alunos da sala 8°A, que receberam orientações sobre o programa de Manejo Pesqueiro e a importância da preservação do meio ambiente e, posteriormente, participarão da atividade prática de soltura dos alevinos.

O biólogo e consultor de Meio Ambiente da empresa, Norberto Vianna, explicou que foram utilizados peixes das espécies nativas bagre, piau, lambari e curimbatá. “As espécies usadas no trabalho de repovoamento do rio Sapucaí - Mirim foram selecionadas com base nos estudos científicos feitos na fase anterior ao enchimento dos reservatórios, e em consonância com o projeto aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Sapucaí - Mirim/Grande e órgão ambiental”, esclarece.

Parceria com a UNESP

Desenvolvido com base em pesquisas científicas que visam à alta variabilidade genética dos peixes reintroduzidos na natureza, o programa desenvolvido no Sapucaí - Mirim conta com a parceria do Centro de Aqüicultura da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Jaboticabal, Laboratório de Genética de Peixes da UNESP de Bauru e Piscicultura Projeto Peixes, de Sales de Oliveira (SP).

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí - Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.