Escola Municipal Dr. Naufal Antonio Mourani cria o “PROJETO DE LEITURA” com ótima aceitação e participação dos alunos

Publicado em: 04/05/2016 14:48:12

A Escola Naufal Antônio Mourani cria o “PROJETO DE LEITURA” e consegue uma ótima aceitação e participação dos alunos.  A idéia do projeto aconteceu, quando a escola percebeu que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Aspectos como celulares, computadores, videogames, TV, o acesso restrito à leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco interesse pela leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.

Assim, a escola achou necessário buscar resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania e criou o projeto.

O Projeto de leitura acontece durante as aulas de Português, em todas as séries, durante o primeiro semestre. Os alunos são conduzidos à sala de leitura da escola (Biblioteca) para a escolha dos livros sob a orientação da Professora Claudete. O primeiro tipo de livro escolhido foi poesia e depois contos. Eles fazem a leitura pessoal e silenciosa dos livros escolhidos, depois preenchem as fichas de leitura (que contém os dados do livro escolhido).

Os alunos serão avaliados pela leitura, participação, organização e preenchimento das fichas e os quatro que mais se destacarem serão presenteados com um livro, para se sentirem valorizados e reconhecidos.

Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Nesse sentido, esse projeto deseja propiciar aos nossos alunos, momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. O Aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.

Professora "Claudete Martins Rocha" presenteia aluno destaque: