Secretaria da Saúde Guará realiza "CAMPANHA de PREVENÇÃO do CÂNCER BUCAL"

Publicado em: 05/05/2016 14:31:38

A Secretária Municipal de Saúde e a Equipe de Saúde Bucal estarão realizando, até o dia 20 de maio, a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, com exames e conscientização sobre a doença, feita pelos Dentistas da Rede Municipal de Saúde.

A campanha acontece na UBS PIONEIROS, nas Unidades da Saúde da Família (ESF JD ITAPEMA, ESF MATARAZZO E ESF N SRA das GRAÇAS) e no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), sempre das 8h00 ou às 13h00.

O programa de prevenção não é obrigatório, porém os pacientes que forem até as Unidades de Saúde poderão passar pela avaliação, pois é de extrema importância para a saúde bucal. O dentista fará a avaliação e diagnosticará qualquer alteração na boca.

O melhor método contra o câncer é a prevenção. E os nossos hábitos cotidianos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento da doença. O câncer de boca entrou para a lista dos mais comuns no país; ele afeta os lábios e o interior da boca, língua e amígdalas. Quando diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos tem cura.

A campanha de Prevenção ao Câncer Bucal teve inicio no sábado, dia 30 de abril, e até agora já foram realizados mais de 500 exames clínicos. Sorria toda Vida. Viva com Saúde Bucal. Não se esqueça de sempre cuidar da sua saúde.

PREVENÇÃO É MUITO SIMPLES DE SEGUIR:

1 – Tenha uma vida livre do tabagismo e do álcool.

2 – Evite a exposição ao sol sem proteção.

3 – Tenha uma boa higiene bucal.

4 – Se tiver dentes fraturados e prótese mal ajustada procure um dentista.

É importante observar e ficar atento aos sinais da doença. ALGUNS SINTOMAS SÃO:

1 – Feridas na boca que não cicatrizam.

2 – Manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios e na região interna da boca.

3 – Caroços, inchaços e sangramentos sem causa conhecida.

4 – Dor de garganta que não melhora.

Equipe Saúde Bucal Guará