Escola Urbano I comemora a SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Publicado em: 15/06/2016 19:29:35

A EMEB Engº Agrº Urbano de Andrade Junqueira, Unidade I, realizou atividades ecológicas, visita em estufa de mudas e passeata de conscientização ambiental, durante a Semana do Meio Ambiente, no período de 30 de maio a 03 de junho. A Semana do Meio Ambiente começou com uma visita na "Estufa Recanto das Mudas" (Sr. Nego Ambrósio), no dia 30/05. Os professores acompanharam os alunos à estufa para conhecer o processo de plantio, germinação e dormência das sementes, até a fase de comercialização das mudas de hortaliças. Aprenderam que a produção de mudas pode ser feita em bandejas de isopor e tem a vantagem de facilitar a semeadura e o manuseio das mesmas; permitir melhor controle sanitário e nutricional; facilitar o transporte para o local definitivo; e reduzir a necessidade de replantio; os alunos foram recíprocos e interessados no aprendizado.

Durante toda a semana foram realizadas atividades ecológicas, confecção de cartazes, aulas de conscientização ambiental e ações do Projeto Via Norte- Viva o Meio Ambiente. O projeto Via Norte acontece todos os anos na escola, realizado através de ações ecológicas, atividades artísticas e trabalhos pedagógicos, que visam preservar o ecossistema da nossa cidade e conscientizar os alunos sobre a importância da preservação na natureza.

A Semana do Meio Ambiente terminou com uma "Passeata de Conscientização Ambiental" realizada pelos alunos e os professores: Lúcia Ambrosio, Déborah Chaud, Nádia Pita e Marli Macri. A passeata, idealizada pela professora Lúcia, contou com cartazes de conscientização e preservação ambiental, confeccionados pelos alunos, durante a aula de educação artística da professora Déborah. Os alunos vestiram capas azuis representando os "Super-heróis do meio ambiente" com máscaras na boca, enfatizando a poluição do ar e das águas. Durante o trajeto da passeata foram entregues mudas de árvores frutíferas para população guaraense, conscientizando sobre a importância do plantio; e também foi acompanhada por carro de som com músicas cujas letras falam sobre meio ambiente. A natureza “agradeceu” mandando uma chuvinha que não atrapalhou nada a caminhada, pois logo os alunos se abrigaram no coreto da praça da matriz.

A Escola Urbano Junqueira I agradece aos alunos pela excelente participação, criatividade, dedicação e entusiasmo; ao Sr. Nego Ambrósio por receber os alunos na Estufa Recanto; ao Horto Guará, pelas mudas de árvores frutíferas; e a empresa Radical Comunicação Visual (Sr. César e Rafael Ambrósio) pela doação da faixa e empréstimo do carro de som.

Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos nas atividades da Semana do Meio Ambiente, que possam continuar tendo atitudes de conservação e pensamento ecológico.

Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o Planeta Terra” (Leonardo Boff)

OBS.: Álbum com todas as fotos no Facebook - Prefeitura Municipal de Guará

Estufa Recanto das Mudas

Professores que organizaram a SEMANA do MEIO AMBIENTE: Nádia Pita, Déborah Chaud, Max (estagiário), Lúcia Ambrósio e Marli Macri