Programa Promoção de Saúde na Comunidade atende alunos Projeto Educar

Categoria: OUTRAS
Publicado em: 18/09/2017 16:36:44


 



O Projeto Educar para a Vida está participando do programa PROMOÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE, realizado pelos estudantes do último ano de psicologia da UNIFRAN – ADRIANA HONÓRIO E GUILHERME OCTAVIO. O objetivo do programa é levar saúde mental e física, através de acompanhamento psicológico, visando à construção ou fortalecimento de vínculos e laços socais, assim como desenvolver e/ou potencializar competências sociais.



Os futuros psicólogos, Adriana e Guilherme iniciaram o acompanhamento psicológico com os alunos no dia 03 de agosto, os atendimentos acontecem todas as quintas-feiras. A iniciativa em trazer o programa para o Projeto foi da monitora Beatriz Amaral, que tem um enorme carinho pelos alunos e conhecia a eficácia do trabalho construcionista.



No primeiro encontro realizaram testes psicológicos e perguntas pessoais para conhecerem os adolescentes, no intuito de direcionar um melhor atendimento. Nos próximos encontros serão trabalhados os seguintes objetivos específicos: facilitar o desenvolvimento do autocontrole, espaço para expressão de sentimentos e pensamentos de maneira socialmente aceitável, auxiliar no desenvolvimento de estratégias sadias e eficazes para lidar com situações problemas, estimular e favorecer o desenvolvimento da empatia e respeito, criar laços socais satisfatórios, fortalecer o grupo, instigar a cooperação e ajuda mútua.



O trabalho construcionista social desenvolvido por Adriana e Guilherme, traz uma proposta de intervenção que busca capacitar os estudantes a se engajar em relações interpessoais mais maduras e satisfatórias, entendo que assim, a escola estará cumprindo sua função social, na medida em que desenvolve recursos e respostas educativas para enfrentar situações de risco ao desenvolvimento dos indivíduos, bem como para atuar profilaticamente em relação ao fracasso escolar e problemas de comportamento.



levância. Obrigada a comunidade guaraense pelo apoio ao projeto.