Assinatura de renovação do contrato de parceria sobre a prevenção do câncer do colo uterino entre o município de Guará e o Hospital do Amor de Barretos.

Publicado em: 07/02/2019 17:39:46

O Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Rosebel de Alencar Custodio Lupoli; o Secretário de Negócios Jurídicos Dr.Tulio Chaud Colferai e da enfermeira Cristina Teixeira, estiveram em Barretos no último dia 03/07, para a assinatura de renovação do contrato de parceria sobre a prevenção do câncer do colo uterino entre o município de Guará e o Hospital do Amor de Barretos.

O câncer de colo de útero é a 3ª causa de câncer nas mulheres e a 4ª causa de morte por câncer em mulheres segundo o INCA. Pensando nessa estatística alarmante a na população feminina de Guará, a Prefeitura Municipal renovou a parceria com o Programa de prevenção do Hospital do câncer de Barretos (hospital do Amor). O exame de Papanicolau (preventivo) é a única forma de diagnosticar lesões iniciais no colo do útero, sendo a população prioritária mulheres de 25 a 64 anos, mas todas as mulheres que têm vida sexualmente ativa devem realizá-lo. O diagnóstico precoce possibilita à mulher tratamento em tempo hábil e evita a morte. A coleta do exame é realizada em todas as Unidades de Saúde do Município.

“Trata-se de uma parceria muito importante com o Hospital de Câncer de Barretos, considerado referência internacional no tratamento da doença”, afirmou o Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro ao assinar o convênio.

Câncer de colo de útero tem cura! A prevenção é a melhor opção!