Publicado em: 11/02/2019 17:59:33

Os podadores de árvores que prestam serviço no município de Guará, realizaram no ultimo sábado dia (25/08), um curso totalmente gratuito oferecido pela Prefeitura Municipal de Guará, por meio da Agenda 21 que orientou sobre a maneira correta de realizar o trabalho sem causar danos ao meio ambiente.

Esteve presente o Engenheiro Agrônomo, José Walter Figueiredo Silva, que ministrou grande parte do curso, explanando sobre a parte teórica de arborização urbana, técnicas e materiais adequados para uma poda correta e no final, fez uma demonstração prática nas árvores na calçada.

Posteriormente, o Bombeiro de Orlândia, Gesiel Duarte da Silva apresentou o uso de equipamentos de proteção individual nas podas de arvore e a importância de usá-lo como segurança para os podadores.

Os profissionais se atualizaram em relação a poda realizada de acordo com a legislação municipal que trata da arborização no município e tiraram dúvidas sobre o tema.

O Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro esteve no curso e falou com os participantes sobre a importância do trabalho de poda e os cuidados que devem ser tomados ao realizá-lo no município. “Além de se aprimorarem na área, os profissionais passam a ser valorizados na medida que trabalham de maneira padronizada, seguindo a legislação municipal”, afirmou o prefeito.

Os podadores foram cadastrados pela Agenda 21 e receberam certificado para que eles sejam identificados como profissionais que seguem as diretrizes municipais.

A Coordenadora de Meio Ambiente, Fabiana Gorricho Costa disse que a capacitação oferecida para quem trabalha com a poda de árvore contribui para a conscientização dos profissionais em relação aos cuidados com o meio ambiente por meio de um trabalho de acordo com as exigências legais. “É um avanço para o município capacitar os podadores, pois são eles que nos auxiliam no trabalho de preservação ambiental quando realizam a poda de maneira correta”, explica Fabiana.