Câmara Municipal de Guará recebe Exposição ‘Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade’

Publicado em: 11/02/2019 18:00:45

O Sistema Estadual de Museus – Região Administrativa de Franca tem o prazer de trazer a Guará uma Exposição organizada pela Fundação de Energia e Saneamento de São Paulo, que retrata os anos de prosperidade econômica e da crença de que o progresso, simbolizado pelas então recentes conquistas tecnológicas, seria capaz de equacionar os problemas da humanidade, conhecido como Belle Époque.

Paris, considerada a Capital Cultural do Século XIX, era o modelo a ser seguido e São Paulo uma cidade se tornando metrópole com a reorganização da malha urbana, instalação de rede elétrica e embelezamento inspirados nas modernas invenções francesas.

A Belle Époque tem seu fim marcado com a Primeira Guerra Mundial (1914/1917) e posteriormente a Revolução Tenentista de 1924. Com o fortalecimento do capitalismo e o progresso fabril que propiciavam as organizações sindicais e a expansão da classe média, a estrutura conservadora e excludente da República Velha entra em crise e com ela sua arquitetura, que passa a ser destruída para a edificação de um novo tecido urbano, sintonizado com uma sociedade pluralista e multifacetada.

A exposição, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Local: Câmara Municipal de Guará - Av. Francisco de Paula Leão 400 - Tel: (16) 3831-3262