Guará inaugura Piloto de Floresta Urbana

Publicado em: 12/02/2019 10:14:40

Guará inaugura Piloto de Floresta Urbana

Aconteceu hoje, dia 01 de outubro a inauguração do Piloto de Floresta Urbana de Guará, instalado no entorno da EMEF “Profª Helena Telles Furtado”, na Praça 27 de Dezembro, nº 01- Centro. Uma escola municipal que atende cerca de 250 alunos do ensino fundamental I, entre as ruas Barão do Rio Branco, Senador Lacerda Franco, Washington Luiz e Prudente de Morais.

A escolha deste local se justifica por ser uma região central, com grande movimento e grande quantidade de árvores centenárias já existentes, dentre elas as espécies Sibipiruna e Flamboyant; assim como foi realizado atualmente o plantio de novas árvores envolvendo a escola pública Helena Telles e o Parque Municipal “D. Lúcia Almeida Prado Junqueira”.

O piloto de floresta urbana tem o objetivo de transformar o local em um “corredor de árvores”, assim como estendê-lo para toda a cidade, na qual deve ser em uma via pública, rua ou avenida próxima a algum prédio público ou escola, que tenha arborização nas duas vias, canteiro e em todo o entorno, sendo um requisito do Programa Estadual Município Verde Azul (PMVA) na qual Guará participa e busca atingir a certificação, através das ações propostas em 10 diretivas.

A implantação do piloto de Floresta Urbana foi realizada sob orientação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sócio Econômico/Agenda 21, com o apoio da Secretaria Municipal de Obras.

A arborização de vias públicas tem inúmeros benefícios como: melhora o conforto térmico, eleva a umidade do ar no local, protege o asfalto do efeito de dilatação e contração devido altas diferenças de temperaturas, embelezam valorizando o local, traz conforto psicológico e tornam-se corredores verdes para aves e polinizadores.

O canteiro permeável ao entorno de cada árvore foi feito no padrão Espaço Árvore, que consiste em canteiros permeáveis com no mínimo 40% da largura da calçada, com o dobro de comprimento. Cada árvore foi georreferenciada e deverá ter um elemento de identificação de Espaço Árvore, conforme modelo feito no calçamento.

O Espaço Árvore deverá ser feito nos novos loteamentos, conforme a aprovação da lei municipal recentemente, na qual consiste num espaço destinado a plantio de árvores compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento,

promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea. O canteiro remove o concreto e amplia a área de absorção de águas pluviais, diminuindo os riscos que alagamentos e enxurradas.

“O "Piloto de Floresta Urbana" tem como objetivo arborizar diversas áreas públicas da cidade, proporcionando mais qualidade de vida para a população através dos benefícios que as árvores oferecem”, destacou o Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro.