Publicado em: 12/02/2019 14:10:56

A Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal de Guará por meio da Secretaria da Educação, realizou a Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – o Proerd. A solenidade foi realizada na Associação Atlética Guararense, na última quarta-feira, 28 de novembro e foi conduzida pelo Subtenente Eugênio.

O programa consiste em uma ação conjunta entre a Policia Militar, professores, pais e comunidade, com o objetivo de prevenir e reduzir o usoindevido de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecerem as pressões e a influência diária sobre as mesmas. Em Guará, o instrutor do programa é o Cabo PM Marcelino.

Participaram da solenidade os alunos das escolas EMEBTI “Profª Coraci Mendes de Oliveira Campos” e EMEF “Profª Adelaide Garnica”, como parte das atividades em sala, os alunos formandos desenvolvem redações sobre o programa PROERD, para verificação do aprendizado e as habilidades sócio-educativas, dentre elas, uma é escolhida por escola e premiada com o uma medalha PROERD e um brinde especial.

Na EMEBTI “Profª Coraci Mendes de Oliveira Campos”, foi escolhida a redação da aluna 5º ano, Maria Luísa de Paula Davi.

Na EMEF “Profª Adelaide Garnica”, foi escolhida a redação do aluno 5º ano A, Vinícius De Oliveira Silva e a aluna 5º ano B, Thavili Laís Amaro Da Silva.

Para compor a mesa de honra foram convidadas as seguintes autoridades: o Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro; a Presidente da Câmara Profª Bibi Seribeli; o Capitão da PM, Helder de Paula; o 1º Tenente Jefferson Tiago de Melo; o Secretário da Educação Dr. Arnaldo Nicolela Filho; a Diretora Aline Coimbra Abboud e a Diretora Silvana Aparecida da Silva.

Este ano o programa foi ministrado pelo Cabo PM Marcelino, conhecido como “Cacau". Muito querido por todos os alunos e familiares, o Cabo discursou sobre a satisfação de fazer parte do desenvolvimento educacional destas crianças.

Em seu discurso, o prefeito em exercício Vinicius Engenheiro destacou a importância desta educação preventiva ao uso das drogas, uma vez que os jovens têm seu primeiro contato com o tóxico e se tornam dependentes, cada vez mais cedo. Vinicius enalteceu a importância desta parceria entre o Poder Público e a Polícia Militar, visando diminuir o uso de drogas em nossa cidade, não só entre as crianças e os jovens, mas em todas as faixas etárias e disse ainda, que a droga não destrói a vida somente do usuário, mas também causa danos irreparáveis a toda sua família.