Publicado em: 12/02/2019 14:11:59

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura Municipal de Guará, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nos últimos dias 26 e 27 de novembro no Sindicato Rural de Guará a IV Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guará.

O tema central foi “Proteção integral, diversidade e enfrentamento à violência””, divido em cinco eixos temáticos. O objetivo do evento é que os participantes analisem a realidade da infância e da adolescência no município, bem como, fixam diretrizes da política municipal da criança e do adolescente.

Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;

Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;

Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;

Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes;

Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

O tema central foi desenvolvido pelo Secretário dos Negócios e ex-conselheiro do CMDCA Dr. Túlio Chaud Colferai. Os eixos de trabalho debatidos com 100 crianças e adolescentes divididos em grupos menores ficaram sob a responsabilidade das psicólogas Ariane, Francisca e Liliane, pela assitente social Angela Paulino e Sandra, pelos facilitadores de oficina do CRAS Renan e Flávia e pelo munícipe Coriolano. De forma lúdica, em oficinas, cada eixo promoveu propostas que serão enviadas para apreciação na Conferência Estadual que acontecerá em 2019.

A Conferência foi organizada em todas as suas fases: abertura, leitura do regimento interno, palestra para apresentação do tema central, apresentação artística, oficinas e encerramento.

Prestigiaram o evento o Prefeito em exercício Vinicius Engenheiro, a Vereadora Regina Coelho e a Secretária de Assistência Social Dra. Roberta Piotto;

Estiveram presentes as crianças e adolescentes das escolas da rede municipal de ensino infantil e fundamental, os alunos da Casa da Criança e da APAE.

A presidente do CMDCA, Ana Gabriela Celeguim Aguiar Dias, explica que a atuação do conselho é abrangente. “Nossa função é desenvolver políticas públicas e estratégias que melhorem a vida das crianças e adolescentes e a conferência é mais uma oportunidade para ouvirmos o que eles têm a dizer”, explica.