MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL (MS)

Título: MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL (MS) – MS 6 – Ação no VerdeAzul de incentivo (estímulo) à produção sustentável de alimentos.
Publicado em: 12/07/2021

 A Prefeitura de Guará através de um convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Secretaria de Agricultura recebeu no final de 2019 um “Kit da Patrulha Agrícola” com o objetivo de estimular a produção agropecuária local a aumentar a produção sustentável de alimentos, auxiliando os agricultores locais, principalmente o pequeno agricultor.

          O kit da Patrulha agrícola é formado por: trator cabinado com ar condicionado, semeadeira, pulverizador com a capacidade para 600 litros e distribuidor de calcário e adubo, e visa atender aos produtores que não possuem condições de adquirir os equipamentos individualmente, este kit esta disponível para os agricultores utilizarem, sendo necessário o agendamento e a realização do pagamento de uma taxa referente a utilização diária.    

O benefício da disponibilidade de recursos materiais como o “Kit da Patrulha Agrícola” aos produtores do município facilita à utilização e o desenvolvimento dos pequenos agricultores, aumento da produção e produtos de boa qualidade, sendo alimentos sustentáveis. 

A proposta acontece por meio da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico Meio Ambiente/Agenda 21, Secretaria de Obras e Serviços e Casa da Agricultura, todos em busca   de um único objetivo incentivar os produtores rurais a produção de alimentos sustentáveis, beneficiando os agricultores com o objetivo de aumento de sua renda, agregando valor à produção, priorizando práticas tradicionais de cultivo e de baixo impacto ambiental, a agricultura familiar tem sido uma grande aliada da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental. O Programa da Patrulha agrícola iniciou-se em novembro de 2019 e se trata de um programa contínuo 2019/2020/2021.

trator1

texto2

texto4