GESTÃO DAS ÁGUAS (GA)

Título: PRÓATIVDADE
Publicado em: 21/09/2021

A Prefeitura Municipal de Guará através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico Meio Ambiente desenvolveu um Programa de Uso Racional de Água nos Prédios Públicos, o objetivo é conscientizar os funcionários para sensibilizá-los quanto às dificuldades para prover água de boa qualidade e em volume suficiente para evitar o desabastecimento, promovendo o consumo consciente.

Uma das principais ações dentro desta estratégia é o uso racional da água que busca a economia de água em prédios públicos

O consumo de água nos prédios públicos não pode ser ignorado, uma vez que deve servir de exemplo para a população o uso racional deste recurso tão precioso e finito.

Título: GA6 – AÇÃO NO VERDEAZUL DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE NASCENTES E SEU ENTORNO
Publicado em: 20/09/2021

 A Prefeitura Municipal de Guará através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico Meio Ambiente, em 2019 criou o projeto de Recuperação de Nascentes que tem como objetivo realizar, com base no projeto técnico, ações de proteção e recuperação como: plantios, cercamentos, e manutenção das áreas recuperadas. “A nascente ideal é aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, localizada  próxima do local de uso e de cota topográfica elevada, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia”.

             Isso é fundamental tanto para o uso econômico e social da água – bebedouros, irrigação e abastecimento público – como para a manutenção do regime hídrico do corpo d’água principal, garantindo a disponibilidade de água no período do ano em que mais se precisa dela.

      Até o momento todas as nascentes do município foram mapeadas e uma nascente já foi recuperada, o objetivo é recuperar ainda mais nascente ao decorrer dos próximos anos.

Título: NASCENTE MODELO
Publicado em: 28/07/2021



A Prefeitura Municipal de Guará

através da Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico Meio Ambiente/Agenda 21,

apresenta a vocês a Nascente Modelo Municipal de Guará localizada na Fazenda Bebedouro próximo a Vicinal Liliane Tenuto Rissi em Guará.



A “Nascente Modelo” tem como principal objetivo sensibilizar e conscientizar a

população Guaraense, a respeito da importância da preservação de nascentes,

sobre a disponibilidade da água que elas fornecem e qual a importância delas em nosso cotidiano.

A nascente é o afloramento do lençol freático que vai dar origem as represas ou aos rios, córregos,

ribeirões, por isso a preservação ajuda a garantir a qualidade e

a quantidade de água nos cursos d’água, especialmente aqueles que contribuem para o abastecimento público.



Faça parte desta ação, preserve o meio ambiente!!